Projetos
DISCOGRAFIA:
CON TU PERMISO minha amiga, meu amigo, está chegando meu novo álbum autoral: DESENCILHA!
Um repertório de músicas no estilo regional nativista, trazendo a SEIVA PURA do amor de nosso Pai em cada acorde, em cada verso.
Um verdadeiro BATISMO de sensibilidade revelado nos arranjos de André Gonçalves, a quem agradeço imensamente por ter aceitado o desafio deste projeto.
Os toques de gaita que nasceram no XUCRO CORAÇÃO de seu Maurício Leandro da Silva, ganharam vida e cor pelos dedos virtuosos de Lucas Ferrera, um amigo de longa data que o tempo e distância não puderam apartar.
Gilnei Oliveira, cria de São Gabriel, trouxe no seu contrabaixo, a luz e a alegria de uma NOITE DE GALPÃO, contraponteando com a paz e o SOSSEGO de uma alma plenamente alinhada com o propósito de levar esperança aos corações através da sua musicalidade.
Adriano Sperandir, AMANHECEU agarrado em cada trilha, editando, lapidando e entregando essa sonoridade que se aconchega aos nosso ouvidos em cada FIM DE TARDE.
Daniel Lummertz com sua sensibilidade indiscutível, capturou com sua lente um estado de VIDA PLENA em um de nossos encontros, e esse momento ficou emoldurado na arte da capa do álbum.
Guilherme Guisolfi aceitou o desafio de criar uma identidade não tradicional para a arte deste álbum, e superou todas as minhas expectativas, ele é um maestro.
Agradeço ainda aos amigos e irmãos que ofertaram neste projeto, que o Senhor lhes retribua abundantemente.
Em especial, agradeço a minha amada Lana, que me suportou e me abençoou para que chegasse ao fim de mais um projeto, agradeço aos meus filhos, Paulo e Pedro, pela inspiração que me trazem, a força que impulsiona meu coração para não desistir, nem mesmo quando os ventos são contrários.
Me sinto muito privilegiado nesta missão de traduzir o amor do Pai para o dialeto nativo de nosso povo gaúcho. Creio que essas singelas composições irão alcançar milhares de corações, que poderão reconhecer um dia: É O SENHOR DAS MANHÃS QUE CHEGOU!
É com grande alegria que compartilhamos com vocês o ENRAIZADO. Este é o primeiro álbum do projeto LOUVOR DE BOMBACHA, e nosso desejo primordial é que sua vida seja edificada por este trabalho. Através do repertório deste álbum estamos fazendo o resgate de grandes clássicos da história da música cristã compostos a partir do início do século XVIII, como por exemplo, “Foi na Cruz”, cuja letra de autoria de Isaac Watts foi escrita em 1707.
Palavra do autor: Eu cresci ouvindo esses hinos, e considero que alguns deles foram minhas canções de ninar. Resgatá-los foi um processo emocionalmente intenso, além de um grande privilégio.
Agradeço ao Samuca do Acordeon e ao Adriano Sperandir pela dedicação em favor deste projeto, sem o talento de vocês eu jamais teria chegado a este resultado.
Agradeço aos irmãos e amigos que ofertaram para custear a etapa de produção, gravação e edição. Que o Senhor os retribua abundantemente, abrindo as janelas do céu sobre a vida de cada um de vocês, fazendo sempre próspera a vossa colheita e transbordantes os vossos celeiros, em nome de Jesus.
Este é o quarto álbum autoral de Jesiel Dias. Foi gravado no segundo semestre de 2019 em Santo Ângelo/RS e lançado em 2020 de forma independente. Seu repertório é formado por 12 músicas inéditas que foram compostas durante os dois primeiros anos de seu ministério itinerante.
Culto de Interior traz um repertório leve e alegre, com vaneira, xote, chamamé e rancheira. Aumente o volume do “apareio”, afaste o móveis da sala e chame a prenda e os piás para que toda a família se alegre ao som de uma boa música regional gaúcha.
A direção musical e os arranjos foram produzidos por Cláudio Vargas. A produção do álbum é de Jesiel Dias.
O início do ano de 2018 marcou a transição de Jesiel Dias do mercado corporativo, após 12 anos à frente de seu escritório de arquitetura especializado em interiores, para uma nova trajetória de dedicação integral ao seu chamado missionário. O álbum “Desperta Rio Grande” foi gravado de forma independente em Janeiro de 2018 no Tchê Guri Estúdio, na cidade de São Leopoldo/RS, e seu repertório contém 8 músicas de autoria de Jesiel Dias, 1 música em parceria com Marco Lima e outra de autoria de Marco Lima. Além das 10 músicas, um grande destaque deste álbum é justamente sua 11ª faixa, que contém a poesia “Outro Bochincho”, uma releitura muito criativa e edificante inspirada no registro bíblico do embate entre Davi e Golias.
Desperta Rio Grande é um chamado para que a igreja brasileira desperte e passe a enxergar os contextos culturais locais como oportunidades de revelação do amor do Pai e não como ameaças de contaminação. Hoje, a grande produção cultural de nossa nação está sob a responsabilidade de artistas que, na sua grande maioria, não possuem nenhum senso de responsabilidade para com princípios e valores, e precisamos resgatar a cultura dentro de nossas comunidades de fé, para que não sejamos mais, analfabetos culturais sob o pretexto de nosso zelo pelo evangelho.
A produção do álbum foi de Jesiel Dias, a direção musical e os arranjos foram orquestrados pelo talentoso maestro Lê Vargas.
Este álbum autoral, que é o segundo da discografia de Jesiel Dias, possui um repertório composto de 14 músicas no estilo nativista. A música nativista gaúcha tem como principal característica o emprego de ritmos que originalmente surgiram na Argentina e no Uruguai, como por exemplo a milonga, a chamarra, a chacarera, o tango, a zamba e o rasguido doble, entre outros. Além da característica rítmica, a música nativista também se destaca por poemas que “pintam quadros”, remetendo seus ouvintes a contemplar cenários, hábitos e vivências do homem do campo, sua lida, seu contexto social e seus amores.
Gravado no ano de 2008 de forma independente, trás como um dos seus destaques a faixa 07- Rancho De Fidelidade, composta pelo autor para as bodas de ouro de seus pais. A direção musical e os arranjos foram orquestrados pelo produtor e acordeonista Luciano Camargo.
Desejamos que a singeleza dos quadros campeiros retratados nestas composições encham seu coração de paz e alegria, e que tu possas conhecer um pouco mais deste universo cultural gaúcho através deste trabalho.
Este é o primeiro álbum autoral da discografia de Jesiel Dias. Foi gravado em 2000 pela Gravadora Life de Porto Alegre, e seu repertório é composto de 9 poesias autorais, interpretadas pelo autor e amadrinhadas pelos belíssimos arranjos orquestrados por João Batista dos Santos, Davi Moreira e Casso Mendonça Vieira.
A forma rimada empregada neste estilo de poesia é muito popular dentro da cultura regional gaúcha, o faz com que o conteúdo seja de fácil aceitação por parte do público em geral. Além deste caráter cultural local, ainda destaca-se o fato de que todos nós crescemos aprendendo ouvindo histórias, e sem dúvida, essa é uma poderosa forma de comunicar uma mensagem e temos certeza de que esses singelos versos irão tocar e edificar profundamente seu coração.
Pé no Estribo:
Encilhe o pingo e venha conosco cavalgar nas mais belas paisagens da pampa. Através do projeto Pé No Estribo, proporcionamos a experiência de cavalgadas de oração, onde além de conhecer as mais belas paisagens da região sul em total conexão com a cultura local, oportunizamos uma íntima imersão com Deus, através do louvor, da palavra e da intercessão por esta região tão desafiadora ao avanço do evangelho.
ESTÂNCIA NOVAS FAÇANHAS:
Este é o sonho de um dia termos nossa Base Missionária, onde obreiros de todas as idades poderão se capacitar em uma total imersão no universo da cultura gaúcha. Através de nossa base, não somente auxiliaremos as igrejas já organizadas, mas poderemos atuar no plantio de novas igrejas, que já nascerão comunicando o evangelho de Cristo Jesus na [tê idia dialektô autôn], “na lingua que eles falam”. Ore por isso, apoie e invista financeiramente.
Material de apoio:
Estamos produzindo materiais para fortalecer a conexão entre as igrejas e a comunidade tradicionalista e auxiliar o trabalho dos futuros obreiros na liderança de seu respectivo piquete:
Mateando é uma série devocional em vídeo, que utiliza a linguagem popular na forma de verso rimado para semear palavras de fé e esperança inspiradas em textos bíblicos. A primeira temporada com 120 episódios foi produzida em 2020 durante a pandemia da COVID19.
Metas para os próximos anos:
- Livro Ilustrado da 1ª Temporada: Nosso objetivo para este projeto é a edição do livro ilustrado para que esse material alcance ainda mais pessoas que preferencialmente ainda não são tão adeptos ao universo digital.
- 2ª Temporada: Estamos trabalhando para que em 2023 tenhamos a 2ª temporada da série. Ore por esse projeto para que Deus levante apoiadores e parceiros.
Como que alguém que vive no fundo de uma estância em Bagé, apresentaria as verdades bíblicas para seus amigos e familiares? Esta série, também em vídeo, tem o objetivo de incentivar a leitura bíblica, transcrevendo textos para o linguajar do gaúcho através de versos rimados, e assim, aproximando as verdades bíblicas do cotidiano deste gaúcho terrunho. A linguagem popular é empática e de fácil entendimento, por isso a utilizamos neste projeto. A primeira temporada da série O TCHÊOLOGO DE BAGÉ, contou com 40 episódios.
Metas para os próximos anos:
- Livro Ilustrado e livro para Colorir da 1ª Temporada: Nosso objetivo para este projeto neste ano de 2022 é a edição do livro ilustrado para que esse material alcance ainda mais pessoas que preferencialmente ainda não são tão adeptos ao universo digital, e também um livro para colorir as capas de cada episódio e semear essa relação entre o evangelho e a cultura no coração das futuras gerações.
- 2ª Temporada: A Bíblia da Piazada! Para 2023 temos como meta a produção da 2ª temporada da série com 40 episódios que irão relatar as principais histórias bíblicas na linguagem do gaúcho para as crianças, em vídeos animados e livros ilustrado e de colorir. As futuras gerações poderão estabelecer mais precocemente esta salutar relação com as sagradas escrituras que muitos de nós só estão desfrutando em avançada idade.